3 coisas que podes (ainda) não saber sobre pensamento positivo


“Se acreditas que consegues, ou se acreditas que não consegues, de qualquer modo, estás certo.” Henry Ford

Ainda que não existe um consenso sobre a definição de pensamento positivo, de uma forma geral consiste em ter e manter pensamentos positivos, motivadores e cheios de energia. Sobretudo no que toca à criação de objectivos e metas, promover e manter pensamentos positivos ajuda no processo de conquista do objectivo. Já a promoção de pensamentos de dificuldade, leva a que a pessoa se sinta menos motivada e entusiasmada, o que dificultará (e muito!) o alcance do objectivo a que se propôs.

Mas como é que os pensamentos positivos têm influência na minha vida? Será que o pensamento positivo funciona mesmo? Basta pensar e tudo acontece?

Quando se fala em pensamento positivo, ou pensar positivo, é com o objectivo primário de gerar na pessoa um conjunto de possibilidades que, até então, ela poderia não estar a ver ou sentir. Vejamos os seguintes exemplos:

A Maria acorda de manhã e toma a decisão de que nesse dia irá organizar os documentos que estão espalhados pela sua secretária. Ao chegar à sua secretária depara-se com um monte de documentos muito maior do que aquele que imaginava. Começa a dizer a si mesma que é impossível arrumar tudo aquilo. Que dará mais trabalho do que aquele que tinha pensado. Que o melhor é ficar para outra altura em que tenha mais calma e tempo. Neste momento a Maria já desistiu de organizar os seus documentos.

A Joana acorda de manhã e toma a mesma decisão que a Maria,  – organizar os documentos que estão espalhados na sua secretária. Ao chegar à secretária depara-se com o mesmo cenário, uma pilha de documentos espalhados, muito mais do que aquilo que tinha imaginado. Ainda que a Joana comece a afirmar para si mesma: “é impossível arrumar tudo isto”. Ela vai mais longe, ao afirmar “é verdade não conseguirei organizar tudo hoje. Qual a melhor estratégia para organizar uma parte dos documentos hoje? Talvez, ao realizar este trabalho uma vez por semana, no final de um mês terei a minha secretária organizada.”

Nos dois exemplos o cenário é exactamente o mesmo, a forma de reagir foi completamente diferente. No caso da Maria ela deixou-se levar pelo pensamento limitante. Já a Joana tomou uma atitude mais positiva e foi mais além, gerando um conjunto de possibilidades.

Este exemplo ilustra como o pensamento positivo pode ter um enorme impacto na vida e na concretização de objectivos e metas.

As crenças no pensamento positivo

Muitos afirmam que pensam positivo, mas que nada muda. Isto deve-se ao facto de o pensamento positivo ser sustentado por sentimentos, crenças e acções. Quantas vezes já pensaste positivo, sem acreditar no pensamento? Ou seja o sentimento que estás a colocar cá para fora é de descrença . Essa descrença será revelada no teu comportamento, muitas vezes perceptível na tua postura física (ex. ombros descaídos). As crenças são tudo aquilo em que acreditas, elas são um depósito de reacções e respostas a estímulos derivados de instintos e experiências passadas. No entanto, muitas destas crenças são inconscientes. Quanto mais te conheces a ti mesmo, mais descobres estas crenças inconscientes que podem estar a bloquear-te de conquistar o que desejas. Uma excelente forma de trabalhar sobre crenças é escolher um conjunto de palavras (sucesso, trabalho, relações, etc.) e escrever, o mais rápido que conseguires, tudo o que vier à mente relacionado com a palavra. Com este exercício poderás descobrir a origem de muitas crenças inconscientes.

“Os pensamentos positivos têm um efeito profundo sobre os nossos comportamentos e os nossos genes, mas somente se estiverem em harmonia com a nossa programação subconsciente, o mesmo acontece para os pensamentos negativos” Bruce H. Lipton


Afirma o que desejas

Uma excelente forma de trabalhar sobre as crenças é através da realização consciente de afirmações de poder. O primeiro passo é decidir aquilo que desejas concretizar ou a crença com que desejas trabalhar. De seguida estrutura um conjunto de acções, que podem estar suportadas por afirmações para te ajudar a expressar as tuas forças. Podes utilizar afirmações como “Sinto-me confiante a organizar os meus documentos”. No uso de afirmações torna-se, particularmente, relevante movimentar o corpo, sorrir, de forma a gerar o sentimento de confiança. Não estou de todo a dizer, para usares um conjunto de frases e palavras bonitas ditas na positiva. Não! Isso é apenas um processo mental, que não irá funcionar. O que estou a dizer é conscientemente usar o processo de pensar positivo, colocando sentimento, emoção, movimento e, claro, acção. Mas e se eu não acreditar nas afirmações que estou a dizer? Quando decides usar as afirmações de poder, pressupõe-se que a sua criação deriva de algo que desejas muito ser, fazer ou ter. Portanto terás um conjunto de motivos para a acção. As afirmações ajudam-te a plantar novas crenças na tua mente (crenças de possibilidade); e o seu uso frequente é o combustível para te fazer agir.


Dá pequenos passos

“Talvez quando algo de bom acontecer na minha vida, eu conseguirei pensar positivo”. Ou talvez não! Quando algo de bom acontecer estarás tão absorto no que corre mal que não apreciarás o bem que está a acontecer, AGORA. Ver o lado positivo, é algo que dá trabalho. Durante anos, criamos estratégias para lidar com as situações, e elas, por sua vez, passaram a ser hábitos. Algumas destas estratégias funcionam como sabotadores ao crescimento. Levando a que te identifiques com elas, ao ponto de acreditar que não podes mudar. Como no exemplo que vimos em cima da Maria e da Joana. A Maria escolheu o caminho mais fácil. Sabotando-se a si mesma e identificando-se com uma estratégia  sua que a impediu de ser bem-sucedida. Se estás na esperança que algo de bom te aconteça, é porque ainda não reparaste na beleza que todos os dias acontece na tua vida. Desde o momento que te levantas da cama, até ao momento em que te deitas. Todos os dias acontecem coisas boas (muito boas) para ti. Fica atento! Não queiras fazer tudo de uma vez, também não desenvolveste as tuas limitações num só dia, agora é o momento que darás pequenos passos em direcção à tua mudança. O pensamento positivo é  um desses passos.

“A vida não acontece para ti, ela acontece por ti.” Tony Robbins

Pensar positivo não é simplesmente debitar ou pensar palavras bonitas em formato positivo. Pensar positivo é sentir cada uma das palavras. É escolher o caminho que nem sempre é o mais fácil, mas que acreditas ser o certo. É colocar em ação e fazer aquilo que afirmas. É sentir a Vida dentro de ti, e agir de acordo com os desejos do teu coração. Imagina a vida que desejas para ti e cria a tua realidade. Pensa positivo a cada momento, dá-te possibilidades, escolhas, soluções, novos caminhos. Liberta-te do controlo da tua mente limitadora. Persiste e age em direcção à estruturação de pensamentos motivadores. Este é o melhor presente que podes dar a ti mesmo!  Sem segredo ou mágica.

0 views

Subscreve a minha newsletter

Coaching

Vídeos

Política de Privacidade

Contactos

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube