COMO DESENVOLVER UMA AUTOESTIMA SAUDÁVEL


Muitas pessoas que chegam até mim têm uma vida que consideram ser bem-sucedida. Têm uma família que as apoia, emprego estável, amigos, vida social e tudo aquilo que aos olhos de outros é considerado uma vida de sucesso! Mas a verdade é que estas pessoas, apesar de terem tudo, não se sentem bem-sucedidas. Sentem que falta algo mais, sentem que algo se perdeu pelo caminho e não conseguem compreender o quê. Quando chegam até mim iniciam a sua caminhada de encontro com esse algo, de encontro com o verdadeiro sucesso.

Para mim, o sucesso é algo que se estende no tempo. O sucesso é aquilo que nos faz estar de bem connosco, com a vida e com o mundo que nos rodeia. Esta é para mim a verdadeira natureza do sucesso.

Aquele sucesso que leva à comiseração não é de todo sucesso. É simplesmente auto destruição. Aquele sucesso que mostra muitas conquistas, mas onde existe infelicidade, não é sucesso. Quando o glamour se perde, a coisa mais importante que podemos ter é viver em paz connosco e com o mundo ao nosso redor.

O verdadeiro sucesso é estimar quem somos. Está intimamente ligado com a forma como compreendemos e aceitamos quem somos.

Então, afinal o que significa a palavra estima?

Segundo o dicionário, estima significa “Ação ou efeito de estimar. Sentimento de amizade, de apreço, em relação a outrem. Sentimento de afeição de alguém por alguma coisa. Apreciação, estimação, em relação a alguém. Sensação favorável – amizade, apreço, afeição.”

Indo mais longe, como podemos definir autoestima? Ainda segundo a definição do dicionário, autoestima é a “característica da pessoa que se valoriza, estando satisfeita com sua maneira de ser, com sua forma de pensar, expressando confiança em suas ações e opiniões”

A maior sabotagem que é cometida é acreditar que o sucesso é medido pelas concretizações que são alcançadas. Este foco na concretização leva ao esquecimento da autoestima ou da estima por quem somos. Por isso é que muitos sentem o vazio quando o evento de sucesso se transforma em passado. É vital que aquele que viveu o sucesso aprenda a viver a satisfação, esteja o sucesso exterior presente ou não. Afirmo muitas vezes nos meus processos de coaching que o mais importante é o caminho; porque apesar de haver um objetivo a ser alcançado é no caminho que nutrimos a autoestima. Ao escutar as emoções ficamos conscientes do que elas querem transmitir. Ao escutar estamos a valorizar os nossos sentimentos, pensamentos, ideias e desejos. No fundo estamos a estimar quem somos!

Pensa um pouco sobre a seguinte questão: Que percentagem da tua vida é definida pelo que os outros pensam, ou não pensam, acerca de ti?

Pensa um pouco como é viver a vida de acordo com os que outros pensam. De quem estás a fazer depender a tua felicidade? De ti, – dos teus desejos e vontade, ou dos desejos e vontades de outros?

É vital que trates de ti com amor e respeito. Este é o tema central para desenvolver e manter o poder da autoestima.

#4 Aspectos fundamentais para a construção de uma autoestima saudável!

  1. Tem consideração por ti! Tem pensamentos elevados acerca de ti. Ter pensamentos elevados acerca de quem somos, nada tem haver com egoísmo ou arrogância. Muito pelo contrário, significa que estás a atribuir valor à pessoa que és.Tu és única, não existe ninguém neste mundo que tenha as mesmas qualidades que tu tens. És única, com talentos únicos. Foca-te, nas tuas forças e expressa-as de forma equilibrada e autêntica.

  1. Respeita-te! Por outras palavras significa: dá-te atenção. Trata-te com apreciação. Não ofendas a pessoa que és. Mostra a ti mesma o respeito que mereces, dizendo bem acerca de ti. Utiliza palavras de bondade e apreço por quem és. Independentemente das circunstâncias onde te encontres, não te desrespeites. Utilizar palavras ofensivas para te descrever é como beber pequenas doses de veneno. As palavras negativas destroem a tua autoestima, além de que é um péssimo hábito! Aqueles que se amam, usam palavras de apreço para caracterizar quem são. Mostram um grande respeito por si e pela vida que lhes é dada a viver.Um discurso positivo acerca da pessoa que és traz alegria, inspiração e motivação para o teu dia! Desafio-te a escrever uma lista de palavras positivas acerca de ti e dizê-las, para ti e para os outros,  ao longo dos próximos dias, semanas, meses e anos!

  1. Admira a pessoa que és! Sentir admiração é maravilhoso! Temos tendência a sentir admiração pelas outras pessoas. Mas a coisa mais importante que podes fazer pela tua autoestima é, antes de admirar os outros, aprender a sentir admiração por ti mesma. Faças o que fizeres, liberta-te da comparação com o outro. (Para saberes como a comparação destrói a tua autoestima clica aqui  e lê o artigo onde descrevo o poder nocivo da comparação.) Tu és tu! Dá um autógrafo a ti mesma. Sê a primeira pessoa na tua fila de admiração.Admira a pessoa que vês refletida no espelho. Tem admiração por aquilo que dizes e por aquilo que fazes. Tem admiração pelas tuas forças. Procura demonstrar a ti mesma essa admiração através de doses de reconhecimento que dás a ti mesma. Aplaude os teus pequenos sucessos diários. Reserva tempo de qualidade para acalmar a mente, nutrir as emoções positivas e cuidar do teu corpo. Este é o verdadeiro sucesso – não se vê, mas sente-se na mente, no corpo e nas emoções.  

  2. Valoriza-te! Pensa um pouco nas coisas que valorizas. Quando valorizas algo, cuidas desse algo com carinho. Por outro lado, quando existe algo que não valorizas, tens tendência a não dar atenção a esse algo. O mesmo se passa em relação a ti! Ao valorizares quem és, estás a dar atenção e carinho a ti mesma. Pelo contrário, quando não te valorizas, deixas de cuidar de ti e, por consequência, a estima por ti mesma fica reduzida.

Desenvolve o músculo da autoestima saudável. Dá crédito e valor a ti mesma – àquilo que pensas, és e sentes. Ao focares nestes quatro aspectos da autoestima, irás beneficiar de mais felicidade, e de relações mais saudáveis. Quando estás de bem contigo, estás de bem com o mundo à tua volta.

Até Breve! Ana Rita Costa Coach especialista em Equilíbrio e Transformação ajuda mulheres a saírem da crise pessoal levando-as a encontrar aquele “algo” que necessitam desenvolver para se sentirem novamente completas, felizes e confiantes.  Descarrega gratuitamente uma cópia do seu ebook “5 passos para superar o vazio interior”  e dá o primeiro passo para viver com confiança, felicidade e equilíbrio.

0 views

Subscreve a minha newsletter

Coaching

Vídeos

Política de Privacidade

Contactos

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube