O QUE MUDOU NA MINHA VIDA EM APENAS CINCO ANOS

O ano de 2012 estava prestes a terminar e eu continuava anestesiada pelo caos em que a minha vida se encontrava. A verdade é que não tinha muitas razões para me queixar, tinha amigos, uma família maravilhosa, emprego, e recursos para viver uma vida confortável. No entanto eu não via as coisas dessa forma. Estava absorvida por tudo aquilo que corria mal.

Apesar de não ter razões para me queixar, esta era a única coisa que fazia constantemente, queixar, queixar, queixar. Durante anos alimentei esta queixa. Por sua vez ela foi  evoluindo até se tornar insuportável. Por esta altura todas as minhas relações amorosas tinham falhado, sentia que não tinha oportunidades de crescimento no emprego actual, tinha voltado a viver com os meus pais e para piorar a situação os meus amigos estavam a preparar-se para sair do país. Sentia que a Vida estava contra mim. Sentia-me sufocada de dia para dia. Sentia-me perdida e cada vez mais triste e desamparada… Alguma coisa precisava mudar. Talvez eu precisasse mudar….

Um dos meus hobbies favoritos era ler, por isso muito do meu tempo era investido na leitura. Gostava de ler de tudo um pouco, e claro os livros de desenvolvimento pessoal não eram excepção. No entanto lia-os apenas para me entreter, porque na verdade não aplicava praticamente nada do que lia.

O cenário na minha vida era bastante negro. Acordar de manhã era cada vez mais um sacrifício. Aquele nó na garganta e a sensação de que tinha levado um murro no estômago estavam bem presentes. A sensação de vazio e de que algo estava a faltar aumentava de dia para dia.

A crença de que algo precisava mudar tornou-se ainda mais intensa!

Comecei a procurar nos livros as respostas de que precisava. Na verdade não encontrei neles as respostas, mas eles conduziram-me às minhas respostas. Finalmente comecei a aplicar aquilo que lia! Um dos livros que teve maior impacto em mim foi o livro de Louise Hay “O Poder Está Dentro De Si”. Apesar de já ter lido sobre fazer afirmações houve alguma coisa neste livro que me fez dizer vezes sem conta “Eu vivo na totalidade das possibilidades onde eu estou tudo é bom” (enquanto dizia e focava nesta afirmação não havia espaço para me queixar. O que era óptimo!). Lembro-me de pensar que era patético dizer afirmações. Afinal sentia que a minha realidade era bem (bem!) diferente da afirmação que dizia.  No entanto eu sabia que precisava mudar, portanto permiti-me dar esta oportunidade de afirmar o que desejava (estava longe de imaginar que iria ensinar sobre mudança de mindset, e que seria uma das facilitadoras em Portugal dos ensinamentos da autora do livro que tinha potenciado a minha mudança).

A verdade é que os anos passaram e esta afirmação transformou-se na minha realidade. No entanto nada aconteceu do dia para a noite. A minha realidade não mudou apenas, e só, à custa de leitura de livros, e apenas verbalizando afirmações. A minha realidade mudou, porque além da leitura, das afirmações, eu tomei acções. Procurei ajuda de profissionais, pedi aconselhamento, investi em mim, e dei a mim mesma a oportunidade de aplicar cada coisa que me transmitiam e que me ensinavam.

Não foi de um dia para outro, foi um conjunto de escolhas e decisões que me fizeram chegar a este momento. Em apenas 5 anos muito mudou. Aquela afirmação não mudou tudo, mas marcou o início de tudo. Uma pequena escolha que mudou tudo. Esta frase “uma pequena escolha que muda tudo” digo-a numa sessão especial nos meus processos de coaching. Digo-a, porque sei o impacto que têm as nossas pequenas escolhas. E as minhas clientes escolhem fazer essa pequena escolha de mudança. “Uma pequena escolha que muda tudo”.

Em apenas 5 anos iniciei a relação com o meu companheiro e melhor amigo (e hoje celebramos estes 5 anos de união 🙂 ). Frequentei mais formações, procurei mais mentores e modelos de inspiração do que em toda a minha passagem escolar e académica. Passei a fazer meditação numa base diária e alterei por completo os meus hábitos e a minha rotina matinal (já não vivo com o nó na garganta e a sensação de ter levado um murro no estômago). Fiz o Caminho de Santiago, onde levei uma mochila pesada e trouxe-a bem mais leve. Despedi-me do meu emprego. Mudei de cidade. Saí de casa dos meus pais (os melhores pais do mundo <3 ) e fui viver com o amor da minha vida. Fiz voluntariado. Comecei a trabalhar noutro local e pelo meio, a tempo parcial, comecei a transmitir a minha mensagem e a inspirar pessoas a saírem do caos e a viverem uma vida mais confiante, mais feliz e mais calma. Quis a Vida que o que era apenas uma actividade a tempo parcial se transforma-se em algo a tempo inteiro.

Nestes 5 anos conheci muitas pessoas novas que me inspiraram, levaram-me a acreditar em mim e a viver ao máximo o meu potencial. Muitas pessoas novas entraram na minha vida e muitas saíram. Desiludi-me e desiludi. Aprendi e cresci.

Até hoje não tinha escrito um artigo tão profundo sobre mim. Apesar de contar a minha história às minhas clientes, escrevê-la deixou-me mais vulnerável do que aquilo que imaginei. No entanto acredito que existe magia na vulnerabilidade. E que a minha vulnerabilidade possa fazer magia em ti. Se chegaste até aqui na leitura quero transmitir-te a mensagem mais importante da minha história, – são as escolhas e decisões que levam aos momentos. Os momentos em si são apenas o conjunto de escolhas e o conjunto de decisões. Hoje trabalho com várias mulheres que fizeram a escolha e deram a si mesmas a oportunidade de mudar. Tal como eu fiz. Permiti-me mudar e receber essa mudança. Transmito muitas vezes que o mais importante é o caminho e não apenas o alcance. Porque é no caminho que crescemos e evoluímos. Hoje continuo a aprender e a crescer. A tomar decisões e a fazer escolhas. Escolhas que nem sempre são fáceis, mas que sinto serem as mais corretas. Continuo a investir em mim, pois sei que este investimento em mim é para a vida toda.

A mensagem que transmito é que é possível sair do caos e da crise e viver a transformação. Transmito-a porque acredito nela e porque faz parte da minha história. O meu desejo é que ela te inspire a viver uma vida além dos teus sonhos mais ousados. Porque sim, é possível! 🙂

Até Breve! Ana Rita

Coach especialista em Equilíbrio e Transformação ajuda mulheres a saírem da crise pessoal levando-as a encontrar aquele “algo” que necessitam desenvolver para se sentirem novamente completas, felizes e confiantes.  Descarrega gratuitamente uma cópia do seu ebook “5 passos para superar o vazio interior”  e dá o primeiro passo para viver com confiança, felicidade e equilíbrio.

Subscreve a minha newsletter

Coaching

Vídeos

Política de Privacidade

Contactos

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube