“Sinto-me desmotivada!” – #2 Hábitos para desafiar a desmotivação


Motivação = motivos + acção

Quando estamos focadas no problema e na falta de opções, sentimos que somos marionetas da vida. Somos dominadas pelas circunstâncias e encontrar os motivos para a acção nem sempre se revela uma tarefa fácil. Por tudo isto sentimo-nos sozinhas e pouco apoiadas.

A grande maioria dos seres humanos buscam as mesmas coisas: sentirem-se seguros, conectados e desenvolverem os seus talentos de forma a contribuírem para o seu crescimento e crescimento de outros.

Acredito que todos nós procuramos força, certeza e significado num mundo em constante mudança. Mas nem sempre o conseguimos fazer. Por isso, recomendo #2 hábitos simples, mas muito eficazes para dar força em momentos de incerteza, coragem em momentos de estagnação e ação em momentos de desmotivação.

“Como posso buscar coragem, força e motivação no meio do caos, incerteza e dúvida em que vivo?”

A vida é impermanente. Encarar esta realidade é especialmente importante para te dar o poder de estares disposta a partilhar os teus talentos não importa quais sejam as circunstâncias.

Quando sentimos que estamos na encruzilhada da vida, dominadas pela dúvida e incerteza é usual procurar fora algo que nos traga a resposta de que necessitamos. Lamentamos a nossa situação, partilhamos com os nossos amigos as nossas frustrações, compramos livros e mais livros (na esperança que nas linhas do livro esteja a resposta que necessitamos), procuramos sinais, e deixamos fluir. A questão é que dias passam a semanas, semanas a meses e meses a anos. A estagnação aumenta, mais perdidas, tristes e desmotivadas nos encontramos. (Digo nós, porque também eu passei por tudo isto!)

Existem circunstâncias externas que não controlamos. Muitas vezes o que acontece na vida está muito longe do nosso controlo. E na sua maioria são estas circunstâncias externas que nos fazem sentir desmotivadas e com pouco poder. Mas aqui está a boa notícia: existe algo no qual temos poder! Temos poder sobre nós mesmas. Temos o poder de escolher e direccionar os nossos pensamentos, palavras e acções.

Não controlas o mundo exterior, mas tens o poder de escolher como desejas reagir ao que te acontece.

Esta é uma chave importante para os #2 hábitos que irei partilhar contigo. Estes hábitos não te custam nada e têm o poder de te tirar de uma lugar de desmotivação, para um lugar de força e poder sobre ti mesma. Nos últimos anos estes #2 hábitos fazem parte da minha rotina diária, pois dão-me força e trazem-me a clareza de que necessito em vários momentos, mas sobretudo naqueles em que sinto que necessito de motivação.

#1 – Meditação Um momento de calma, silêncio e paz de dentro para fora. Esta prática traz clareza, foco e permite ancorar com a parte forte e cheia de recursos de nós mesmas. Ajuda a observar as circunstâncias, sem sermos impelidas e absorvidas pelos acontecimentos. Dica: Na prática de meditação não necessitas de nada mais para além da tua presença. Basta fechar os olhos, focar na respiração e abrandar o ritmo dos pensamentos. Existem vários vídeos que podes seguir sobre meditação. Com esta simples prática começarás a notar uma maior clareza. Começa com 1 ou 2 minutos e vai aumentando à medida que te vais sentindo mais confortável.

#2 – Movimento Quando estamos focadas e paralisadas pelo problema, pelas circunstâncias, sentimos uma dose elevada de incerteza e dúvidas e, consequentemente, a nossa motivação desce para níveis muito baixos. Muitas vezes, a única coisa que apetece é ficar no sofá a devorar séries e a lamentar a vida que temos. Pois é, mas ao seguir esta via não estamos de todo a motivar-nos. Muito pelo contrário, estamos a contribuir para o desperdício de investimento do nosso preciso tempo de vida. Movimento é a solução! Está provado que o exercício físico é extremamente efectivo para nos dar força e motivação. Por isso, dá a ti mesma todos os dias uma boa dose de movimento. Podes praticar exercício em qualquer lugar. Podes correr, ou fazer exercício em casa, hoje em dia existem muitos vídeos que podes seguir! Até podes colocar aquela música que adoras enquanto fazes exercício. Dez minutos de exercício diário dar-te-à uma sensação de força, coragem e motivação.

Desafio-te, nos próximos sete dias a colocares em acção estes #2 hábitos. Reserva quinze minutos, de preferência de manhã, se não conseguires de manhã ao final do dia ou à noite e conta-me como te sentes ao fim desses sete dias. Podes enviar-me email para coach@anaritacosta.pt e contar-me como está a ser esta experiência.

Estes são #2 hábitos diários dos quais não abdico. Eles trazem-me clareza sobre mim mesma, dão-me foco e motivos para continuar a seguir o meu caminho com confiança e certeza. Num mundo em constante mudança, onde a impermanência é um dos ingredientes principais, cabe a cada um de nós aprender a responder à Vida. Essa resposta vem de dentro, por isso é tão importante compreender quem somos, dando especial atenção à pessoa mas importante da nossa vida: Nós mesmas!

Até Breve!

Ana Rita High balance coach Especialista em equilíbrio e transformação, criadora do programa transformacional novamente completa, para aqueles que desejam libertar as dúvidas, a estagnação e descobrir aquele “algo” que falta na sua vida. Autora do eBook “5 PASSOS PARA SUPERAR O VAZIO INTERIOR” – clicar aqui para descarregar

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